Discutindo a Biblioteca 2.0 na #infobiblio

Iniciamos esse primeiro semestre de 2011 em uma jornada para discutir na disciplina “Informática aplicada a Biblioteconomia II” do curso de Biblioteconomia da UFAL dentre outras coisas sobre como foram as modificações ocorridas no contexto das unidades de informação a partir do desenvolvimento tecnológico desde as primeira iniciativas de automação aos recursos, produtos e serviços de informação na era digital.

Tentei fazer com que os alunos refletissem sobre: quem ou que mudou exatamente? Na busca por esta resposta solicitei que eles não perdessem de vista quando se fala nos momentos ou fases das bibliotecas (tradicional, moderna, eletrônica e digital) as três dimensões: o usuário, a biblioteca e o bibliotecário.

Nesta última fase, da biblioteca virtual ou digital, na qual se visualiza os recursos da web 2.0 que por sua vez se expressa na biblioteca 2.0 questionei a turma sobre o melhor profissional para trabalhar com conteúdos, mas especificamente na organização da informação na web, e a grande maioria exclamou: o bibliotecário.

Embora a resposta fosse direta quando observados sobre usos e costumes no universo dos recursos de web 2.0 percebeu-se que poucos alunos estavam presentes neste universo. Para que ao falar no “bibliotecário 2.0” não  tivéssemos a sensação de um discurso vazio e distante da prática da maioria dos alunos foi decido que alguns recursos da web 2.0, com ênfase da colaboração e construção coletiva, seriam utilizados na disciplina e se constituiriam não só objeto de estudo, enquanto recursos a favor dos serviços nas bibliotecas, mas instrumentos no auxíliaoe apoio ao próprio aprendizado da disciplina.

O Twitter foi indicado como ferramenta inicial, sendo assim foi solicitado aos alunos criassem uma conta no microblog e seguissem alguns perfis (acadêmicos, institucionais e outros de interesse próprio). Para acompanharmos as discussões da disciplina foi criada a hashtag #infobiblio. Já foi possível observar nos tuítes gerados os mais variados tipos de manifestações, de comentários em geral a compartilhamento de links de textos e vídeos pertimentes ao conteúdo da disciplina. Para ampliar os espaços de discussão foi criado no Facebook o grupo Discutindo Biblioteca 2.0 onde os alunos estão se inserindo aos poucos, participando e incluindo outros.

Hoje estamos abrindo este espaço aqui na blogosfera como mais uma canal para que os alunos possam acompanhar e comentar as postagens. Neste espaço além de continuar a compartilhar e discutir os conteúdos da disciplina espera-se que os alunos aproveitem e registrem suas opiniões sobre como tem sido essa jornada que iniciamos, o que eles tem achado sobre o aprendizado sobre e com os recursos da web 2.0. E para finalizar este primeiro post, fica a pergunta:

Qual a importância dos blogs e das redes sociais no contexto da biblioteca 2.0? #infobiblio


TEXTOS SUGERIDOS

OHIRA, M. L. B.; PRADO, N. S.. Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000). Ciência da Informação.,  Brasília,  v. 31,  n. 1, Jan.  2002 http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a07v31n1.pdf

BLATTMANN, U; CORRÊA DA SILVA, F.C. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p.191-215, jul./dez.,2007: http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664

MANESS, Jack M. Teoria da biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.43-51, jan./abr., 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/1464

Anúncios

22 Respostas para “Discutindo a Biblioteca 2.0 na #infobiblio

  1. Os blogs e redes sociais , diminuem as barreiras entre as pessoas, eles facilitam que possámos interagir igualmente. Relacionando essas ideias com a biblioteca 2.0 , pode-se dizer que os blogs e redes sociais são fudamentais para uma boa interação entre bibliotecário/ usuário e também para que o usuário sinta-se mais inserido na biblioteca.

  2. De fato, tal contribuição da parte da disciplina é de grande importancia para a formação academica de todos os alunos do curso, sendo assim , vejo que a cada dia torna-se importante uma maior atenção para os ensinamentos do Prof. Ronaldo para com o incentivo ao enriquecimento intelectual voltados a disseminação da informação e produção cientifica em nosso estado.

    • Na verdade é um avanço gigantesco em comparação com a web 1.0 e com o dinamismo que há nesse meio tecnológico é bem provável que logo apareça outra novidade nesse sentido de aproximação entre os usuários.

  3. É uma comunidade virtual socialmente rica e sua presença inclui a presença da constituição da biblioteca e utiliza tanto as aplicações e tecnologias como sua comunidade, é muito útil principalmente para bibliotecas universitárias.

  4. os blogs são uma amostra das aplicações das tecnologias baseadas na web para interatividade na colaboração e na multimídia para os serviços de coleções oferecidas para os usuários.

  5. Os blogs e as redes sociais são ferramentas muito úteis na disseminação e recuperação da informação, pois nos dá condicões de expressar opiniões de um determinado texto, imagens, vídeos, e até mesmo nos dá condições de postarmos o que conhecemos tanto na comunidade universitária, pessoal e profissional. O blog é um espaço onde podemos comentar artigo de um determinado assunto e até criar condições do autor do texto a melhorar seu artigo. E as redes sociais permitem os bibliotecários e usuários a interagir e transformar recursos de forma dinâmica criando vínculo a outros usuários de acordo com suas necessidades de informação.

  6. O aprendizado esta sendo bom. nós como futuros bibliotecarios temos que ficar por dentro das novidades que surgem a cada dia ,p/ que quando estivermos atuando como bibliotecarios o usuario venha sempre em primeiro lugar e o acesso dele a informaçao seja rapida e eficaz. as redes sociais e os blogs sao importantes porque eles permitem que o usuario ter acesso mais rapido a informaçao e fazer comentarios, partilhar seus conhecimentos e suas criticas.

  7. No mundo globalizado em que vivemos é indispensável o uso de novas tecnologias, pois essas novas tecnologias estam quase que de modo absoluto em toda sociedade, então os blogs e redes sociais surgiram para as pessoas terem acesso as informações e possam usá-las de forma dinãmica e colaborativa.

  8. Quando estudamos sobre a web 2.0 a visão se abre para todas as possibilidades oferecidas e muitas vezes sem nos darmos conta de que já estamos inseridos e utilizando a nova web. Quando toma-se consciência disso, surgem novas reflexões acerca do que vem a ser a bilioteca 2.0 e com ela seus novos profissionais.

  9. Particularmente os blogs e as redes sociais tem muita importância no contexto da biblioteca 2.0 com relação a interatividade. Pois é permitido a troca de ideias entre usuários e bibliotecários. A biblioteca vai além dos seus serviços tradicionais, estáticos, assíncronos, ou seja, há um maior dinamismo no ambiente biblioteconômico.

  10. Os blogs e redes sociais inseridos na biblioteca 2.0, proporcionam uma maior interação, participação; entre o bibliotecário e o usário que por sua vez, facilita as conexões entre dados e informaçoes por eles solicitados e os relacionamentos entre os mesmos.

  11. A importância é que ajuda a desenvolver no campo da informação o interesse em muitos assuntos.Também ajuda no desenvolvimento do conhecimento dos usuários.

  12. Blogs e redes socias são meios e/ou ferramentas em que habilitam a produção e o consumo rápido das informações fazendo com que haja uma interação entre os usuários e os bibliotecários. Ambos são importantes pq possibilitam um compartilhamento de ideias e criam vínculos entre os usuários e o próprio bibliotecário no meio eletrônico.

  13. Tanto blogs quanto redes sociais são importantes pq possibilitam um compartilhamento de ideias e criam vínculos entre os usuários e o próprio bibliotecário no meio eletrônico fazendo com q haja maior compartilhamento de ideias entre si.

  14. Nos tempos atuais é inconcebível o trabalho do bibliotecário sem o uso dessas ferramentas. Contudo, para a biblioteca fazer uso de forma eficiente desses novos recursos tecnológicos e poder colher os frutos dessa escolha; se faz necessário uma capacitação dos profissionais que atuam na manutenção e gerenciamento dessas instituições. E para acompanhar às novas exigências sociais as bibliotecas que quiserem prosperar terão que se adaptar e dominar essas novas mídias.

  15. Os blogs e as redes socias são de fundamental importância para suprir as necessidades da comunidade virtual, focalizando a biblioteca 2.0 para a disseminação da informação para com o usuário, onde ele possa adquirir a informação com praticidade e facilidade.

  16. Se a web 2.0 é sinônimo de interatividade – e outras tantas palavras, mas gosto mais dessa – e a biblioteca acompanhando-a, a utilização das redes sociais para promover essa interação é de fundamental importância, até por uma estratégia de ‘marketing’, fato que se comprova com um novo segmento em meio ao universo dos blogs que é a biblioblogosfera.

  17. Ambos são de fundamental impotância, pois permitem que haja uma enorme proliferação da informação entre os usuários, possibilitando assim, não apenas uma interação entre o usuário e o profissional bibliotecário, mas também uma forma de compartilhar e transformar recursos dinamicamente em um meio eletrônico.

  18. Os blogs e as redes sociais ajudam a divulgar e receber informações de forma mais rápida, discutir assuntos,trocar ideias ou seja permitem as pessoas interagirem.

  19. Blogs e Redes Sociais são meios de disseminação de informação e permitem completa interação entre usuários. E diante dessa perspectiva o profissional bilbiotecario precisa estar atento as aportunidades que as relações entre usuario e biblioteca 2.0 pode oferecer.

  20. A tecnologia cada dia esta avançada e interange com diferentes segmentos, o mercado de trabalho cada dia exigi preparação, este novo canal de conhecimento é muito bom! compartilhe com outras pessoas este novo conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s