Biblioblogosfera = blogs de bibliotecários ou blogs temáticos em biblioteconomia

Nas últimas aulas da disciplina “Informática aplicada a Biblioteconomia II” do Curso de Biblioteconomia da UFAL discutimos dentre outras questões sobre a importância dos blogs e das redes sociais (na internet) para a biblioteca 2.0 e como utilizá-los. Além das discussões em sala a maioria dos alunos deixaram comentários na postagem anterior registrando suas opiniões a respeito.

Dos textos que discutimos (Blattmann & Corrêa da Silva, 2007; Maness, 2007) nos deparamos com o termo Biblioblogosphere ou Biblioblogosfera e não sei dizer ao certo a razão (vai saber o que se passa na cabeça do professor) mas termo acabou sendo questão de prova.

Com base nos textos percebemos que ao falar sobre as implicações da revolução na web Maness (2007, p.44) afirma que

“os bibliotecários estão apenas começando a conhecer e escrever sobre isso, primordialmente na biblioblogosfera (blogs escritos por bibliotecários)” (grifos meus).

Blattmann & Corrêa da Silva (2007, p. 195) citam Maness (2006) para apontar as mudanças paradigmáticas nas bibliotecas “às quais os bibliotecários precisam estar atentos”, e como exemplo de mudança indicam

“a [própria] biblioblogosphere, ou seja, weblogs escritos por bibliotecários“. (grifos meus)

Podemos dizer que alguns estudos sobre blogs quando os categorizam, consideram aspectos de:
– produção (produzido por): individual ou coletivo;
– função: informativo, reflexivo, etc;
– tipologia: profissional, corporativo, etc;
–  temático: educação, saúde, política, cultura, etc.

Se levarmos em considerações essas possíveis categorias e concordássemos com os autores citados acima seria correto considerar como parte da biblioblogosfera, blogs profissionais, no qual o blogueiro é um blibliotecário e ainda destacar que o blog pode ter qualquer função ou temática, inclusive não discutir nada sobre a área de biblioteconomia. Sendo te convido pensar sobre o assunto… vamos intitular biblioblogosfera a partir de quem (qual profissional) produz o blog ou tendo em vista o assunto que ele aborda. Ou ainda (viva fluidez da pós-modernidade) já que não sai da moda, vamos criar a ‘terceira via‘ e pensar que biblioblogosfera não seria a primeira e a segunda opção e sim a soma de ambos.

Pense rápido, participe da enquete e deixe seu comentário!

REFERÊNCIAS

BLATTMANN, U.; CORRÊA DA SILVA, F.C. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p.191-215, jul./dez.,2007:http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664

MANESS, Jack M. Teoria da biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.43-51, jan./abr., 2007. Disponível em:http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/1464

Anúncios

19 Respostas para “Biblioblogosfera = blogs de bibliotecários ou blogs temáticos em biblioteconomia

  1. Eu tenho um blog desde de 2008 e ele não tem a ver com biblioteconomia. Bem, como conheço diversos bibliotecários que mantém mais de um, sendo um pessoal e outro profissional.
    Uma questão a ser pensada.

    • Olá Letícia, obrigado por comentar!
      Pois é, conheço ambos os casos também e a idéia é ao refletir sobre isso perceber o que os bibliotecários reconhecem como sendo biblioblogosfera.
      Vamos acompanhar as votações e ver como fica isso.
      Abraço

  2. Considero correto afirmar que a biblioblogsfera seja constituída pelas duas vertentes em questão. Em meu TCC que disponibilizarei em breve, analiso a classificação dos blogs e confesso que foi a parte mais difícil. Tudo torna-se muito relativo, pois o blog tem o perfil que o blogueiro quer. O bibliotecário pode administrar um blog sem que necessariamente abordar a biblioteconomia. Outra questão que levanto relaciona-se com a obrigatoriedade do blogueiro postar coisas próprias. Claro que post da autoria do blogueiro é muito relevante, mas o Clipping também tem seu valor a partir do momento que cita-se a fonte. Agrega-se com isso mais informações, já que o blog torna-se um canal de fonte de informação, como também um local de disseminação dessas informações.

    • Bom ver você por aqui Rose.
      Confesso que quando publiquei a enquete só haviam as duas primeira opções. Só depois que pensei a ‘terceira via’ poderia ser um caminho. Minha preocupação é que ela ocupe o lugar de “categoria genérica” ou daquelas que tipo: “na dúvida vou marcar essa”. Cada escolha tem uma implicação. Por isso que é interessante as pessoas comentarem a opção escolhida.
      Obrigado por sua opinião.

  3. Prof. Me. Ronaldo, levando em conta a rápida pesquisa que fiz na “grande rede”, e os textos que acessei, o termo biblioblogosfera – ainda não totalmente “batizado” ou assimilado desta maneira (tem que escreva biblio blogosfera) – no advento da web 2.0 tem o semelhante significado a blogs de bibliotecários.

    Nesta enquete a minha votação foi pela terceira opção, no que contemplo e sigo a opinião do prof. que vislumbra aquela terceira conotação do termo.

    Tony (2º período)

  4. Olá,

    Acredito que um blog, mesmo que seja escrito por bibliotecário/a e que não seja sobre biblioteconomia “se perde” um pouco na temática. Acredito que as vivências pessoais de uma pessoa (independente da profissão) caracterizam-se mais como “diário” ou apenas literatura mesmo, uma vez que encontram-se disponibilizadas online pra quem quiser ler.

    Também acho que seja possível (apesar de raro) que existam blogs feitos por não-bibliotecários que abordem assuntos que sejam aproximados da ‘biblioteconomia’… Mas a maioria dos que encontro são mais bibliófilos mesmo, pessoas apaixonadas por livros, o que não deixa de ter relação também com a biblioteconomia.

    A biblioblogosfera é, na verdade, um misto de tudo isso… E é muito difícil caracterizá-la uma vez que não sabemos de onde, exatamente, pode partir uma discussão ou informação relevante. Existem blogs de bibliotecários que são “mornos” e não promovem discussão nem reflexão nenhuma… E existem blogs de bibliófilos apaixonados que podem auxiliar os bibliotecários a engajarem-se em uma discussão… São muitas variáveis, mas ainda assim o que podemos fazer é apontar os blogs ‘mais conhecidos e referenciados’ (o Murakami tem feito estudos sobre isso no blog do Bibliotecários Sem Fronteiras)

    Enfim… Acho que o que também pode ser questionado é “o que é (ou pode ser) relevante para os bibliotecários nos blogs?”. Apenas uma sugestão.

    Abraço.

    • Muito obrigado pelo comentário Dora,
      Pois é, os leitores de blogs ou mesmo os que “caem” em um blog por um acaso, geralmente estão atrás de temáticas ou conteúdos de seu interesse, independente da profissão/atuação de quem os escreveu. Basta existir uma identificação com o conteúdo e pronto, o blogueiro possivelmente ganha mais um leitor. Nesse ponto que resolvi postar a enquete porque pelo visto o temos na literatura não confere com essa perspectiva.
      Acompanho as postagens da turma BSF e achei bacana este post do Tiago que você indicou.
      Estou orientando um aluno que vai pesquisar blogs temáticos em biblioteconomia e já mandei o link pra ele.
      Abraço

  5. Eu acredito que a biblioblogosfera é a junção dos blogs do bibliotecário mais a biblioteconomia, pois podemos utilizar esses blogs tanto pra divulgar o curso e o que vem a ser biblioteconomia pois muitos não sabem. E divulgar matérias importantes na area da biblioteconomia e ciencia da informaçao. E poderá ser usada como ferramenta de trabalho.

  6. Eu acredito que toda a web 2.0 apresenta uma grande mudança , muito rapidamente dos conceitos, porque a evolução das redes sociasi e muito grande , o que agora ” é lei ” daqui a pouco pode ser apenas um “simples aviso” . E com essa questão do conceito de blioblogosfera é a mesma coisa , os autores que foram mencionados tem suas publicações datadas de 2007, 2008 e de la pra cá ja ocoreram muitas mudanças na biblioblogosfera e eu acredito que tais mudanças influenciaram até o seu próprio conceito , o que para eles a biblioblogosfera seria apenas um blog escrito por um bibliotecário com qualquer temática, mas a proporção deste conceito tem aumentado então e acredito na terceira via , que a Biblioblogosfera sãp Blogs de Bibliotecários + Blogs de Biblioteconomia.

  7. Eu concordo, que biblioblogosfera seja blogs escritos por Bibliotecários, porém,
    pode acontecer que alguns bibliotecários possam criar blogs relacionados a outros
    assuntos, por isso eu acho mais interessante a terceira opção, onde diz: Blogs de Bibliotecários +
    Blogs de Biblioteconomia.

  8. De acordo com a literatura “biblioblogosfera” são blogs criados por bibliotecários independente da temática. Na minha opnião biblioblogosfera deveria ser blogs criados por bibliotecários e com a temática biblioteconomia pelo fato de que, isto relacionado à temática do blog, na maioria das vezes as pessoas entram nesses blogs no intuito de encontrar informações relacionadas à biblioteconomia e não sobre assuntos do tipo música ou esmalte para unhas, por exemplo. E também pelo fato de que nada melhor que um bibliotecário para falar de assuntos sobre biblioteconomia, daí a importancia de os blogs serem criados por bibliotecários.

  9. O comentário de Dora foi chave. A classificação da blogosfera é prioritariamente temática.
    Posso falar da blogosfera dos educadores, da blogosfera dos roqueiros, e com isso estarei querendo me referir a todos os blogs que tratem da educação e do rock, ou tenham interesse por esses temas, sejam ou não escritos por pedagogos ou por integrantes de alguma banda de rock. Talvez o blog escrito por um pedagogo tenha mais peso, maior autoridade argumentativa, mas não é por isso que vou excluir os outros. A biblioblogosfera seria então o conjunto de blogs com temáticas ligadas à biblioteconomia, sendo escrito ou não por um bibliotecário.

    PS.: A terceira opção não está meio confusa? Ela diz que os biblioblogs tem que ser escritos por bibliotecários E possuirem temática voltada para biblioteconomia, ou que tem que ser escritos por bibliotecários E/OU possuirem temática votlada para biblioteconomia?

    PPS.: Achei um blog que chama de biblioblogosfera os blogs que falam sobre a bíblia! kkk

  10. A biblioblogosfera é algo inovador por si só, com a presença massiva dos usuarios e uma boa perfomance dos bilbliotecarios essa história vai longe.

  11. Também concordo em dizer que a biblioblogosfera além de ser blogs escritos por bibliotecários também abrange blogs com temáticas ligadas a biblioteconomia. Se bem que, podemos levar em consideração de que eles podem ser escritos por bibliotecários ou não. Isto acaba se tornando em um grande dilema, pois a revolução na web leva (como diz o autor Jack Maness) os bibliotecários a conhecer e escrever sobre as implicações que essa revolução vem causando.

  12. SERIAM BLOGS QUE TRATASSEM DOS TEMAS LIGADOS À BIBLIOTECONOMIA ESCRITOS POR BIBLIOTECÁRIOS, NA MAIORIA DAS VEZES.

  13. Pingback: Biblioblogosfera = blogs de bibliotecários ou blogs temáticos em biblioteconomia | Biblioteconomia/UFAL·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s