Twitter na educação e #infobiblio no Twitter Trends Maceió

Já interessado no uso de alguns recursos da web 2.0 na educação há algum tempo, propus para uma turma minha, desde o início do primeiro semestre a usarmos o Twitter como ferramenta de apoio a comunicação e trocas de informações sobre assuntos relacionados à disciplina “Informática aplicada a Biblioteconomia II” do curso de Biblioteconomia da UFAL.

Sendo assim os alunos criaram uma conta no microblog e passaram a seguir alguns perfis (acadêmicos, institucionais e outros de interesse próprio). Para acompanharmos as discussões da disciplina foi criada a hashtag #infobiblio. De lá pra cá já foi possível observar nos tuítes gerados os mais variados tipos de manifestações, de comentários em geral a compartilhamento de links de textos e vídeos pertimentes ao conteúdo da disciplina.

Nos dias 24 e 31 do mês de maio realizamos o II Seminário de Produtos e Serviços da Informação na Era Digital e os alunos analisaram os websites de bibliotecas universitárias na região nordeste na busca por serviços como catálogos-online, bibliotecas digitais, repositórios institucionais e recursos da web 2.0.

Um fato interessante que ao término do segundo e último dia de seminário a hashtag #infobiblio da disciplina foi parar no Popular & Breaking Twitter Trends in Maceió.

Fico contente como professor e como usuário do twitter. Percebi um certo engajamento da turma e participações em dias e horários completamente distintos ao dia em que ministrava a disciplina. Fiz um breve estudo netnográfico em uma perspectiva construtivista no qual monitorei a hashtag da disciplina e estou desenhando a rede de interatividade da turma e descrevendo outras observações de comportamento que revelam as vantagens do uso.

Está previsto ainda uma análise semântica das mensagens afim de compreender os tipos de mensagens que eram enviadas e o tipo de conteúdo compartilhado e outras questões sobre visibilidade, influência e engajamento. Em breve sai o artigo a respeito do estudo e compartilharei uma parte dos resultados em minha palestra: “Recursos da web 2.0 como ferrametas de ensino e aprendizagem” durante o III Congresso de Tecnologia da Informação em Alagoas (COALTI) que acontece em Maceió nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, após essa data, somente na secretaria do evento. Para se inscrever clique aqui.

Para deixar um gostinho do “bolo” compartilho a rede desenhada com as interações da turma por mention ou RT. As interações ultrapassaram a sala de aula, atingiram alunos de outros períodos, amigos de alunos, egressos, além de outros perfis institucionais. Mais explicações no congresso ou nos comentários por aqui mesmo.

GRAFO 1: Interatividade em torno da hastag #infobiblio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s