Blogs de movimentos sociais no #CTCM #AFRO2011

Durante a quinta edição do Encontro de Blogueiros de Alagoas (#ebalagoas) eu tive a oportunidade de compor uma mesa que discutiu sobre “A blogosfera e as dimensões da prática ciberativista”. Na ocasião dividi a mesa com @NoGomes@Marques_JM.

Minha fala se concentrou no Ativismo online e os “Blogs de Movimentos Sociais” onde abordei as possibilidades de mobilização online protagonizadas por blogs mantidos por determinados grupos sociais politicamente motivados e como eles favorecem o “não esquecimento” das causas. Exemplifiquei minha fala citando alguns trabalhos de autores que pesquisam sobre o assunto e apresentando os resultados preliminares do projeto que coordeno aqui na UFAL sobre o ativismo online e o movimento negro.

Embora os “blogs de movimentos sociais” contribuam para manter viva e online as causas identitárias, problematizei sobre como preservar a memória dos movimentos que utilizam esses (ciber)espaços. Bom, a problematização virou um artigo que foi submetido e aprovado para a Conference on Technology, Culture and Memory – #CTCM (Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória) que tem como tema Strategies for preservation and access to information (Estratégias para a preservação e acesso à informação) que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro no Instituto Ricardo Brennand em Recife.

Na conferência apresentarei então o trabalho “Tecnologia social da memória: (des)caminhos do movimento afro-­alagoano no ciberespaço” nele há uma discussão maior dos resultados do projeto, com o mapeamento da rede dos blogs do movimento social negro de Alagoas e um indicação em tom de proposta para um web archiving como solução tecnológica de perservação da memória digital.

Fiquei feliz com o aceite do trabalho, será um momento importante para discutir a preservação da memória do movimento negro do Estado a partir das apropriações que o movimento faz da internet e de espaços como blogs, microblogs e redes sociais.

E vale lembrar que 2011 é o ano internacional dos afrodescendentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s