Um mineiro alagoano no Porto #pois

Bom, deixei o blog abandonado por um período e peço desculpas aos que costumam me aturar por aqui pela ausência de conteúdo durante tanto tempo.

O fim do segundo semestre de 2011 foi intenso e acabou disputando espaço com os preparativos para a viagem de Interncâmbio Internacional como Professor Visitante na Universidade do Porto, Porto – Portugal.

Já faz duas semanas que estou por aqui e são inúmeras as considerações, observações e apontamentos sobre cultura, comida e ritmo da cidade que eu não saberia nem por onde começar.

Para vocês irem se familiarizando deixo esse vídeo abaixo que fala um pouco sobre a origem do Porto, a língua portuguesa  e um pouco dos costumes locais.

Uma impressão assim bem genérica que tenho comigo é que Porto parece uma mistura da cidade de Ouro Preto (MG) com o Pelourinho (Salvador/BA), mas claro com o “ar europeu”, com uma temperatura drasticamente mais baixa, o que muda completamente o vestuário e o comportamento das pessoas, dentre outras coisas.

Bom, mais uma vez repito que são inúmeras as ponderações a fazer sobre como é estar nas bandas de cá. Tentarei fazer isso aos poucos nas próximas postagens, e de forma geral, posso dizer que estou desmistificando muita coisa desse lance “europeu” de ser.

Tentarei falar um pouco da recepção por aqui, a língua, algumas diferenças, comidas, lugares e pessoas não necessariamente nessa mesmo ordem.

Enquanto isso fique com algumas fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais fotos, tente acessar aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s