Linguagens documentárias em sistemas de informação: a importância da garantia do usuário

O artigo científico em questão foi publicado no início do segundo semestre de 2012,  mas eu me esqueci completamente de divulgar aqui no blog. Ele foi elaborado em parceria com minha amiga e colega de trabalho a Profa. Dra. Dalgiza Oliveira (@dalgizamg) a quem agradeço o convite e expresso meu fortuito de ter partilhado dessas reflexões.

O título original do artigo é: Construção de linguagens documentárias em sistemas de recuperação da informação: a importância da garantia do usuário.

Segue abaixo o resumo e o link de acesso para o texto completo aos interessados:

Resumo: O artigo tem a pretensão de discutir a importância da garantia do usuário no processo de planejamento e elaboração de linguagens documentárias. Assim, o trabalho de cotejamento foi realizado por meio de revisão de literatura de estudos de autores que abordam tal temática, dentro do escopo do processo classificatório, encontrado na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. O artigo, embora concentre sua atenção na garantia do usuário, conceitua sinteticamente a garantia literária, a garantia estrutural e a garantia cultural. Discorre-se conceitualmente acerca dos Sistemas de Recuperação de Informação e dos Sistemas de Informação, das linguagens documentárias e das representações documentárias utilizadas no processo de organização da informação. Dentre as linguagens documentárias com ênfase na representação da informação, é destacado, especificamente, o tesauro enfocando as suas principais características no que se refere à validação de termos. Aborda os mecanismos de indexação e descrição dos documentos. Discute-se sobre os tesauros na sua importante relação com a garantia do usuário.

 

Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n34p17

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s