Twitter e a mediação da informação nas eleições 2014 em Alagoas

Eu CEADD 2014

Participei, nos dias 18 e 19 de setembro, do II Seminário de Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital,  realizada na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na ocasião apresentei mais uma etapa da pesquisa que analisa a participação política que ocorre em ambientes digitais durante períodos eleitorais em Alagoas.

O estudo está sendo desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPOLITICS) da Ufal, tendo como foco as eleições de 2014, com o objetivo de compreender a interação entre eleitores e os candidatos ao Governo do Estado que se estabelecem no Twitter. Ao citar um candidato no Twitter, o eleitor explora o ideal de mediação informacional cívica do dispositivo e expressa seu interesse em estabelecer diálogo com os agentes políticos e ao responder as menções recebidas o candidato confirma o uso dialógico dessa plataforma na participação democrática.

Essa interação pode ser mapeada revelando os atores e suas conexões, ou seja, indicando a rede de participação em torno do pleito dos candidatos e do interesse dos eleitores por suas campanhas, seja para apoiá-las ou criticá-las. O Grafo 1 apresenta essa rede de participação e interações em torno dos três principais candidatos ao Governo de Alagoas, no período de 1 a 31 de julho deste ano.

Grafo 1 Interações

Grafo 1: interações entre candidatos e eleitores

Os dados levantados expressam a mediação da informação que a mídia social promove e revelam o que em parte é desconsiderado na maioria dos estudos sobre campanhas políticas online: os eleitores e suas vozes, ou seja, o elemento principal a ser observado no contexto da participação política nas campanhas. Cada nó é um usuário que se relaciona direta ou indiretamente com os candidatos.

A pesquisa ainda está em andamento e procura qualificar os dados descrevendo os perfis que se correspondem com os candidatos para compreender qual o elo dessas interações, ou seja, como se dá a participação política dos eleitores: o que perguntam, apoiam ou criticam nas campanhas dos candidatos. E por fim, o que os candidatos respondem e o que não respondem.

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