Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores: visibilidade e impacto

A altmetria se apresenta como um novo campo de estudos métricos da informação científica na websocial e mede o impacto social que os resultados (parciais ou finais) de suas pesquisas geram por meio da atenção que recebem (curtidas, compartilhamentos e comentários).

Por ser um campo relativamente novo ainda temos poucas pesquisas sobre seu uso, impacto e complementariedade nos estudos métricos tradicionais da informação científica. No entanto, é comum ouvirmos que nossos pesquisadores ainda não ocupam esses (novos) ambientes interativos da websocial para compartilharem suas pesquisas e que poucos atuam na perspectiva de uma ciência aberta.

cover_issue_143_pt_BRÉ dentro dessa discussão que foi pensado o artigo: “Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores: visibilidade e impacto”que acaba de ser publicado na Ciência da Informação em Revista que aqui compartilho.

Resumo

Discorre sobre a ciência 2.0 e situa para sua análise os estudos métricos da informação científica na websocial. Destaca a importância da presença online de pesquisadores como premissa de autoapresentação (visibilidade) e abertura ao diálogo participativo entre cientistas, seus pares e o grande público (engajamento). Analisa por meio de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa de base cientométrica 2.0, a presença online dos pesquisadores enquadrados na modalidade sênior do CNPq. Como resultado identifica-se que 25 dos 74 pesquisadores possuem ao menos um perfil em algum tipo de mídia social. Dentre as mídias, a acadêmica ResearchGate se sobressai tendo a preferência de 14 pesquisadores, seguida pela não acadêmica Facebook e a profissional LinkedIn, ambas com 9 pesquisadores. Analisa a correlação entre visualizações, downloads e citações. A criação e manutenção de perfis em mídias sociais tendem a contribuir para a reputação online do pesquisador. Considera-se que a tímida presença online verificada na pesquisa demonstra a necessidade de estudos que investigue pesquisadores em outras modalidades

Palavras-chave: ciência 2.0; cientometria 2.0; presença online; visibilidade.

Texto completo: PDF
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s