10 revistas com artigos mais acessados na plataforma SciELO

O Divulga Ciência mostrou em sua página do Facebook um gráfico que apresenta as 10 revistas que obtiveram o maior número de artigos acessados na plataforma SciELO durante o mês de janeiro de 2015.

DivulgaSciELO

Conforme observam, com exceção da revista Química Nova, todas as outras nove publicações são da área da Saúde. Me recordo quando ministrei uma disciplina sobre “Comunicação científica e estudos métricos da informação na web” durante o estágio docente do doutorado na UFMG, no trabalho final, ao serem distribuídos em grupos e se dedicarem à análise de dados altmétricos (compartilhamento em blogs e redes sociais como Facebook e Twitter) de artigos de revistas indexadas na mesma base SciELO que os alunos que ficaram com áreas da saúde tinham mais dados a apresentar.

Ao que parece a comunidade científica (ou interessada) da saúde acessa e compartilha mais artigos científicos do que outras áreas do conhecimento. E pensando de maneira simplista, artigos mais acessados e compartilhados tendem a ser mais lidos, que por sua vez, tem mais chances de serem citados, o que pode elevar o fator de impacto das revistas.

Bom, todas essas situações precisam ser verificadas e correlacionadas de forma cuidadosa para não cairmos na casualidade das relações de visibilidade e impacto. Quem se habilita?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s