Eu queria ter um orientando de TCC assim

QueriaTer

Inspirado em um dos bordões marcantes da Escolinha do Professor RaimundoQueria ter um filho assim!“, dito usualmente pelo Professor Raimundo (Chico Anysio) ao aluno nerd Ptolomeu (Nizo Neto) que ao demonstrar que manjava dos paranauê sabia mais e corrigia sempre os colegas, vou tentar manter uma nova seção no blog: “Eu queria ter um filho orientando assim!”

Brincadeiras à parte, todo semestre alunos que estão próximos a iniciar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) costumam travar sem ter muito ideia do que desenvolver nesse importante etapa do curso, e por vezes, professores acabam orientando alunos com temáticas que não gostariam tanto de orientar, ou não possuem tanta afinidade, mas que devido ao contingente de alunos e uma série de outras questões burocráticas professor e aluno iniciam essa tão (des)temida relação: orientador-orientando.

Na verdade vou aproveitar esta seção do blog para indicar temas de pesquisa que geralmente me interessam, mas que dificilmente (não sei explicar porque) poucos alunos se candidatam. Algumas dessas ideias surgem em sala de aula, em trabalhos finais de disciplina ou em discussão com alunos, ou mesmo em debate com colegas, pesquisadores e profissionais em eventos da área, mas de alguma forma não emergem de forma claro como tema de pesquisa.

Pretendo na seção apresentar: ‘possibilidades de pesquisa dentro dos estudos métricos da informação na web’, ‘dos regimes de informação em ambientes digitais’, ‘questões em aberto sobre determinados temas’, desejo compulsivo ops, ‘interesse acadêmico por certas mídias sociais pouco estudas’, ‘situações pouco exploradas em nosso estado quanto à cultura digital como internet e política’, dentre outras.

Assim, com o tempo, algum aluno louco interessado em ser meu orientando, pode se inspirar e ter uma ideia do que propor antes de me procurar. E claro, quando esse aluno me procurar com algum desses temas lindos relevantes para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, eu posso dizer: “Queria ter um filho orientando assim!”.

O tema que vai inaugurar esta seção chega na semana que vem, até lá!

 

 

 

 

 

2 Respostas para “Eu queria ter um orientando de TCC assim

  1. Hahahaha! Seu blog é muito massa, Ronaldo!
    Você escreve de maneira leve e divertida sobre assuntos bacanas.
    Estou acompanhando a série “Eu queria ter um orientando de TCC assim…”. Não só essa série, claro, mas todo o blog.

    Abraço!

    Blog || FanPage

Deixe um comentário

