Eu queria ter um orientando assim #wikimetrics

QueriaTer

Bom, o primeiro post da nova seção Queria ter um orientando assim do blog é sobre um assunto que por vezes me pego pensando. Trata-se daqueles recursos que incialmente é desprezado pela academia com exacerbada resistência. Inclusive, essa mesma visão inicial sobre ele, denotava aos adeptos sinal de preguiça, principalmente para alunos que recorriam a ele como parte das fontes de pesquisa para elaboração de trabalhos acadêmicos, trata-se dos famosos “conteúdos* da wikipedia”.

De lá pra cá muita coisa mudou. Muito se discutiu sobre os recursos de participação, colaboração e interatividade da web 2.o que sustenta a wikipedia, da despersonalização do conhecimento do ambiente digital, e como ela pode ser considerada uma das expressões máximas da “inteligência coletiva” no âmbito de uma cultura digital.

A área de estudos métricos da informação, acompanhando os avanços tecnológicos que afetam as formas de como as pessoas produzem e consomem informação evoluiu bastante e é possível visualizar inúmeras expressões que implicam em novas aplicações desses estudos quantitativos, sobretudo no ambiente web.

A proliferação de dispositivos como blogs, ambientes wiki e outras mídias sociais – nos quais os usuários passam cada vez mais do seu tempo conectado – inunda a rede de conteúdos de todos os tipos, culturais, de entretenimento, políticos e também acadêmicos. Ações de informação (que vão da produção, compartilhamento, avaliações ou a simples visualização) deixam rastros nesses dispositivos e são passíveis de serem monitoradas e quantificadas.

Wikimetrics ou wikimetria, pode ser pensada como o ramo de estudo cibermétrico (no âmbito das ‘social media metrics‘) que investiga por meio de abordagem quantitativo descritiva determinando ambiente wiki compreendendo em sua análise aspectos de sua estrutura (páginas, categorias e subcategorias), conteúdo (assunto, verbetes, hiperlinks) e relações (referências e links externos), dentre outros. Pode-se por exemplo investigar a cobertura dada a determinado personagem de uma obra literária, períodos de governo ou mesmo a representatividade de uma disciplina ou área de conhecimento.

Vou contar pra vocês, nunca vi nenhum TCC sobre isso, se por acaso, assim, como  se nunca tivesse lido sobre isso no meu blog  quem nasceu pra realizar esse tipo de estudo, um aluno me procurasse com uma ideia dessas eu diria: ahhh como eu “Queria ter um orientando assim”.

Quem sabe aparece…

… Bom, semana que vem eu volto com outro assunto!

(*) Não vejo nenhum problema em receber trabalhos de alunos que usam wikipédia como fonte, até incentivo a prática, o que não dá pra admitir é quando a Wikipédia é a única fonte do trabalho, não sendo dialogada com outras fontes acadêmicas.

Anúncios

3 Respostas para “Eu queria ter um orientando assim #wikimetrics

  1. Olá Ronaldo, podem usar a wikipedia… mas por favor citar e referenciar os verbetes!
    Fonte de informação utilizada na etapa inicial da busca pela informação… fundamental promover o diálogo entre outros autores.
    Espero que você tenha orientandos interessados na temática. Gostei de sua estratégia: apontar temas instigantes! Até mais, um forte abraço aqui do sul, sua amiga Ursula Blattmann

    • Nossa! Muito bem observado Ursula, que usem, mas que citem devidamente sim, para daí buscar diálogos.
      Na verdade já apareceu um, devemos conversar no inicio do semestre letivo, mas ele já sinalizou o interesse.
      Acho que vai rolar uma análise da representatividade da biblioteconomia na wikipedia.
      Fico contente, a ideia dessa seção do blog é exatamente isso, instigar os alunos sobre temas emergentes da área.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  2. Prof Ronaldo, estou relendo os textos indicados por vossa senhoria, fazendo as minhas devidas anotações, e em busca de outros que versem sobre o tema. Estou realizando uma lapidação dos textos para buscar o norte (metodologia) da pesquisa. Peço mais um pouco de sua “requerida” paciência, para o meu contato. Não está sendo fácil encontrar escritos, mas, é um desafio. Grande abraço, muito em breve lhe contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s