Estudos cibermétricos e o papel dos profissionais da informação

Acaba de ser lançado um fascículo especial da revista: “Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas“. São e artigos originais, entrevistas, ensaios e relatos de experiência.

Rev BU capaDentre os artigos originais tem um meu que tem como título “Estudos métricos da informação na web e o papel dos profissionais da informação”. A ideia do artigo é aproximar a discussão das mídias socais (no âmbito dos estudos métricos da Ciência da Informação) ao cotidiano dos profissionais da informação.

O artigo tem como resumo: aborda os estudos métricos aplicados à web e reflete sobre seu uso em ambientes de interação como sites de redes sociais. Destaca os conceitos de webometria, cibermetria e altmetria, traçando as diferenças entre seus métodos, aplicações e suas interfaces com os campos da bibliometria e a cientometria. Considera a abordagem cibermétrica de maior abrangência e mais adequada para estudos quantitativos em blogs e sites de redes sociais e situa a altmetria como emergente campo de estudos para análise da circulação da informação científica na websocial que tem muito a crescer com o envolvimento dos profissionais da informação atuando na geração e monitoramento de dados e no apoio a pesquisadores e instituições de pesquisa.

O texto completo pode ser acessado aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s