Periódico da ciência da informação terá publicação em “tempo real”

PBCIA revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) é publicada no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Trata-se de um periódico científico secundário que divulga resumos de artigos científicos publicados em periódicos das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia nos temas de interesse dos pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social. No Qualis Capes de Periódicos, a PBCIB está classificada nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas I (Qualis B1).

A revista está indexada nas bases de dados: Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX), Digital Collection Services (OAISTER) e EBSCO Publishing (Sistema de livros e bibliotecas).

A partir da publicação do recente número que marcou  seu 10º ano em atividade,  a PBCIB “estará sendo publicada em tempo real, de modo a ampliar sua atuação como periódico científico de referência nas áreas de pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia” (PBCIB, 2005).

De acordo co informações do website do periódico isso significa que “ao longo do primeiro semestre a informação estará disponível logo depois que cada Editor Ad Hoc ou Autor de comunicação de pesquisa em andamento submeter seu respectivo arquivo à PBCIB. Cada número será encerrado ao final do semestre”(PBCIB, 2005).

Fiz contato com a editora da PBCIB, Dra. Isa Maria Freire (UFPB) para saber um pouco mais sobre essa postura adotada pelo periódico. Enviei três questões que seguem abaixo por ela respondidas, a quem desde já agradeço atenção e colaboração:

1) No que consiste a modalidade de  publicação em tempo real na PBCIB e o que motivou essa mudança? A modalidade consiste em publicar o número da revista desde o início do semestre (a periodicidade é semestral), de modo que todos possam estar atualizados, pois se trata de um periódico secundário. Quando adotamos a submissão de comunicações de pesquisas em andamento o tempo real se tornou obrigatório pois se trata de um serviço de referência que precisa atuar just in time, de modo que se possa saber o estado-da-arte da pesquisa nos programas de pós e nos organismos de fomento.
2) Quais as implicações dessa mudança para o processo editorial e para a comunidade da PBCIB (leitores, autores, revisores)? Para o processo editorial implica em permanente atenção às submissões, o que temos agora com apoio técnico do Projeto LTi (edital universal 2014). Para leitores e autores significa informação atualizada, de interesse de ambos; não temos revisores, apenas editores (as submissões devem necessariamente usar o template da revista e terem sido alvo de avaliação por bancas, no caso de qualificações de projetos na pós, ou pareceristas, no caso de fomento). A meu ver, quem sai ganhando mesmo é a comunidade de pesquisadores.
3) Você considera que este é um modelo a ser seguido? Porque? É um modelo que pode ser seguido, mas precisaríamos de equipes. O edital CNPq – Capes para editoração científica privilegia as revista Qualis A, então fica difícil. Mas é corrente em áreas com maior apoio técnico, como em educação, onde já publiquei artigo em um número já disponível on line alguns semestres à frente do semestre cronológico. Isso é que é tempo real!

Considero sensacional a postura da revista, por muitas vezes, no processo editorial, um novo fascículo está praticamente pronto, mas aguarda um ou outro artigo com atraso nos prazos de avaliações ou de revisões por parte de alguns autores. Essa sistemática de publicação não prejudica os que já estão prontos para serem publicados. E como a própria Isa afirma, quem ganha com esse modelo de publicação é a comunidade de pesquisadores. Seria realmente bom ver outras revistas trilharem o mesmo percurso, vamos aguardar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s