Eu queria ter um orientando assim #slideshare

QueriaTer

 

Está no ar mais um post da nova seção no blog: “Eu queria ter um filho orientando assim! É aqui que você confirma sua aptidão nata se informa sobre algumas possibilidades de pesquisa com as quais pode se dedicar em seu destemido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A ideia dessa seção é indicar temáticas pouco exploradas no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) dentro dos meus interesses de pesquisa.

Bom, não é oculta minha predileção pelo SlideShare, e já comentei um pouco em outras postagens ¹². Considero uma mídia social muito interessante, sobretudo quando passei que analisá-la com um olhar que a configura nos estudos de comunicação científica ocupando o lugar da dando visibilidade para a “literatura cinzenta” no que se refere a comunicações em eventos, relatórios técnicos e outros de divulgação restrita.

Pensando nisso, temos inúmeras possibilidades de explorar o SlideShare e seus recursos com propósitos adequados aos objetos de investigação da BCI. Poderíamos pensar em (a) estudos sobre representatividade da BCI, na tentativa de identificar atores (autores) que publicam sobre a área, traçando seu perfil; (b) temáticas específicas e compreender do que mais se fala sobre o campo por lá; (c) estudos de citação afim de levantar dados altmétricos sobre a produção científica da área; (d) análises de redes sociais com vistas a interatividade e conversação em torno de temáticas que poderiam indicar colégios invisíveis (colégios virtuais) do campo, dentre outras.

Vou contar pra vocês, nunca vi nenhum TCC sobre isso, se por acaso, assim, como se nunca tivesse lido sobre isso no meu blog  quem nasceu pra realizar esse tipo de estudo, um aluno me procurasse com uma ideia dessas eu diria: ahhh como eu “Queria ter um orientando assim”.

slidesharelogo

 

 

Uma resposta para “Eu queria ter um orientando assim #slideshare

  1. Mais uma dica excelente, nobre professor. Estou chegando em breve com a minha proposta de TCC. O dia a dia não estar fácil. Pressão de mais no trabalho. Mas, logo, logo estarei lhe contatando sobre o Wikimetrics.

Deixe um comentário

