A Tecnologia na Pesquisa e no Ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil

Constantemente me perguntam qual é o tema de pesquisa que desenvolvo no doutorado e cada vez respondo de uma forma diferente. Para facilitar minha vida acaba de ser publicado na revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) em seu v.10, n.2, um artigo de comunicação de pesquisa em andamento, no qual discorro sobre a investigação que venho trabalhando durante esses 03 anos.

Título do artigo: A Tecnologia na Pesquisa e no Ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: representações, conteúdos e práticas.

Resumo: A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão da relação entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação (BCI), tendo como traço identificador dessas áreas o componente tecnológico. Para tanto investiga a pesquisa científica sobre a temática tecnológica e suas consonâncias com a tecnologia enquanto conteúdo formativo nesses campos interdisciplinares, procurando responder: quais as bases tecnológicas da BCI no Brasil? Concepções tecnicistas, filosóficas, culturais e sociológicas sobre o tema constituem o referencial teórico da pesquisa na observação de perspectivas de diferentes pensadores (Heidegger, Morin, Lévy e Vieira Pinto). A base de conhecimento tecnológico acumulado no ARIST nos últimos 50 anos complementa o referencial teórico e embasa a proposta de criação de um instrumento de seleção e análise da produção científica nacional (representada na base BRAPCI) e da formação tecnológica ofertada em cursos de graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação de instituições com ambas as formações na mesma unidade de ensino. As categorias e subcategorias do instrumento elaborado serão o ponto de partida para a análise conjunta do corpus com vista à compreensão de suas representações, conteúdos e práticas.

 

 

Acesse o texto completo: PDF

PBCI

A revista PBCIB é a única da área da Ciência da Informação listada no Top 100 Google Acadêmico, das principais publicações em português, ocupando o 68º lugar, com índice h5 =13 e mediana = 19.

 

68. Publicação  

Pesquisa Brasileira em
Ciência da Informação
e Biblioteconomia

         h5-índice
13
        h5-mediana
19
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s