Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento

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Além de os estudos altmétricos aplicados em revistas científicas brasileiras serem ainda escassos, as poucas pesquisas existentes têm revelado um baixo volume de dados altmétricos das revistas (Nascimento; Oddone, 2014; Araujo, 2015a; Araújo, 2015b) ou bases de dados (Alperin, 2014) que analisam. Em artigo recente publicado na revista Perspectivas em Ciência da Informação, eu discuto um possível caminho ao qual editores e equipe podem trilhar para atrair maior atenção aos produtos científicos de suas revistas publicados a cada edição.

Resumo: o artigo reflete sobre o papel do marketing científico digital no aumento da visibilidade dos periódicos científicos bem como do acompanhamento e avaliação do seu impacto social por meio da altmetria. Para tanto apresenta esse tipo de marketing como forma de promoção e divulgação dos periódicos para os quais seus editores devem: construir e manter uma presença online; oferecer um conteúdo adequado aos ambientes que atuar, e; estabelecer uma atuação responsiva. Discorre sobre os principais indicadores do marketing científico digital e por fim, situa a altmetria como método para coleta e análise de tais indicadores com atenção ao custo e padrões exigidos pelos periódicos.

Palavras-chave: Marketing científico digital; Altmetria; Visibilidade de periódicos; Comunicação científica.

O texto pode ser acessado pelo site da revista ou pelo portal Scielo.

Boa leitura! Fiquem à vontade para compartilhar aos amigos editores que conheçam e outros interessados no tema 😉

Referências

Alperin, J. P. Exploring altmetrics in an emerging country context. In: AN ACM WEB SCIENCE CONFERENCE 2014 WORKSHOP, 4., 23 jun. 2014. Bloomington, Indiana. http://dx.doi.org/10.6084/m9.figshare.1041797

Araujo, R. F. . Da altmetria à análise de citações: uma análise da revista Datagramazero. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 16, p. 1-20, 2015a. http://www.dgz.org.br/fev15/Art_01.htm

Araujo, R. F. . Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, v. 21, p. 96-109, 2015b. http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918

Nascimento, A. G.; Oddone, N. Uso de indicadores altmétrics na avaliação de periódicos científicos brasileiros em ciência da informação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4.,
Recife, maio 2014. Anais… Recife, 2014. p. 1-2. http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2014/05/pdf_154dd0df78_0014317.pdf

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