Redes de grupos de pessoas #Repost

Publicado originalmente em scriptlattesblog por 

Redes de grupos de pessoas

O estudo das redes de colaboração acadêmica pode ser realizado em diferentes níveis, periodos e categorias. Algumas vezes é requerido analisar a colaboração entre grupos de pessoas, i.e., colaboração inter-grupos de pessoas. Veja na imagem um exemplo de agrupamento.

O scriptLattes gera diferentes dados intermediários que podem ser utilizados para criar redes de coautoria entre grupos de pessoas: Matriz de adjacência, lista de nomes completos e lista de rótulos.

Esses dados podem ser utilizados para “transformar” ou “converter” a rede de colaboração entre pessoas para redes de colaboração entre grupos.
O script matrizAdjacencia2grupos permite a geração da rede em formato GML (útil para análises com o software R-Project) e em formato GDF (útil para análises com o software Gephi). Veja no arquivo README.txt as instruções de execução.

Este script foi utilizado para estudar as redes de coautoria interprogramas de pós-graduação em Ciência da Informação. O artigo “A coautoria acadêmica interprogramas da pós-graduação em ciência da informação: Uma análise baseada em métricas” apresentado no ENANCIB é um exemplo de utilização do script.

Se utilizar este script talvez queira citar o trabalho:
AUTRAN, M.M.M.; BORGES, M.M.; MENA-CHALCO, J.P. A coautoria acadêmica interprogramas da pós-graduação em ciência da informação: Uma análise baseada em métricas em grafos. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015, Paraiba. XVI Enancib 2015, 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s