Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre altmetrics e citações

Ao mesmo tempo que a comunidade científica que se dedica aos estudos métricos procura aprofundar as análises sobre o que são as métricas alternativas (altmetrics), pra que servem e o que representam para a comunicação científica há também um esforço de correlacionar tais métricas com indicadores tradicionais como os bibliométricos e os estudos de citação.

Recentemente tive o prazer e escrever com o Gustavo Caran e a Iara Vidal (@iaravps) o estudo que procurou analisar essa relação entre tais métricas e fizemos isso qualificando suas possíveis aproximações por meio de uma categorização temática e da aplicação de um coeficiente de correlação. O trabalho foi publicado no recente número da Revista EmQuestão e pode ser acessado aqui:

ARAUJO, R. F.; CARAN, G. M. ; SOUZA, I. V. P, . Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre altmetrics e citações. Em Questão, v. 22, p. 184-200, 2016. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245223.184-200.

Resumo

Este trabalho propõe a verificação da relação entre a altmetria e os estudos tradicionais de citação por meio de uma orientação temática como traço identificador dos trabalhos que analisa, bem como no emprego do Coeficiente de Correlação de Pearson (CCP). Para tanto, categoriza-se 441 artigos da Revista DataGramaZero segundo uma taxonomia que dispõe de dez temáticas de pesquisa para a Ciência da Informação, comparando as citações desses artigos com seus dados altmétricos com objetivo de qualificar a correlação entre esses dois conjuntos de dados. Houve destaque para a categoria: “aspectos teóricos e gerais da ciência da informação” com mais artigos citados e “estudos de usuários” com maior índice de atenção online. Verificou-se, dentre outros aspectos, que há uma correlação forte e diretamente proporcional (P1 = 0,8018) entre as variáveis de tempo de publicação e número de citações, e uma correlação forte, porém inversamente proporcional (P2 = -0,7068), entre as variáveis de tempo de publicação e número de menções altmétricas; bem como uma baixa correlação entre o número de menções e o número de citações por artigo. Ao serem calculados os coeficientes das médias ponderadas das duas variáveis por categoria temática, a correlação tornou-se moderada (P = 0,65). A discussão dos resultados foi ao encontro de pesquisas anteriores, e reforçam as potencialidades no emprego do CCP para estudos métricos da Ciência da Informação.

Palavras-chave

Altmetria; Citação; Coeficiente de Correlação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s