Eu queria ter um orientando assim: memes

Está no ar mais um post da seção: “Eu queria ter um filho orientando assim! É aqui que você confirma sua aptidão nata se informa sobre algumas possibilidades de pesquisa com as quais pode se dedicar em seu destemido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A ideia dessa seção é indicar temáticas pouco exploradas no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação dentro dos meus interesses de pesquisa.

Desde que criei a seção do blog já temos umas cinco postagens a respeito (confira aqui). E de lá pra cá praticamente todas as sugestões receberam interessados e interessadas. Estou devendo fazem uma postagem sobre os TCCs que já foram defendidos nas temáticas que sugeri aqui (devo, não nego, pago quando puder).

Tenho sido repetitivo sobre meu entusiasmo por pesquisas que tenham como objeto de estudo as redes sociais na internet e os diversos dispositivos informacionais no ciberespaço. Já faz um tempo que comento com os alunos em sala de aula sobre o quanto a viralização de memes desencadeia inúmeras ações de informação nas redes. Embora o pessoal da área da Comunicação já investiga esse fenômeno a muto tempo, sinto falta de trabalhos que o aborde com o olhar mais “informacional”.

Pois bem, recentemente foi lançado do #MuseuDeMemes e achei que seria oportuno postar algo nessa seção e quem sabe apareçam alguns interessados em desbravar esse tema trazendo uma contribuição da área. Análise do acervo do museu, por exemplo, já seria algo interessante. Verificar o numero de categorias, quais são mais representativas, dispositivos onde circulam, visibilidade que alcançam, etc.

Vou contar pra vocês, ainda são pouquíssimos trabalhos na nossa área sobre isso, se por acaso, assim, como se nunca tivesse lido sobre isso no meu blog  quem nasceu pra realizar esse tipo de estudo, um aluno me procurasse com uma ideia dessas eu diria: ahhh como eu “Queria ter um orientando assim”.

Deixe um comentário

