Monitoramento e pesquisa em mídias sociais

Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplic “Este livro é uma espécie de manifesto de uma geração brasileira de cientistas de dados, que mescla competências do campo da estatística, da criação algorítmica, do processamento em banco de dados, da análise sociológica-comunicacional e da visualização de dados. O livro traz um volume muito distinto de interesses e áreas de trabalho dos dados digitais, a saber: a análise de sentimento em publicações e sua respectiva dificuldade em romper o paradigma do polaridade (positivo e negativo), transitando para uma análise de emoções em contextos específicos; o desafio da coleta de dados em APIs corporativas, residindo aí uma das maiores contradições do campo – afinal, basta o Facebook fechar a Api do Instagram para que a pesquisa não mais ocorra; as análises semânticas a partir das correlação e frequência de hashtags e termos textuais, um trabalho que demanda inventividade interpretativa para buscar compreender os sentidos hegemônicos e os subalternos num fluxo conversacional
em certo período de tempo; a adoção de mecanismos automatizados de análise que conjugue o trabalho humano com modernas técnicas de machine learning; enfim, há no livro uma gama de possibilidade de leituras de um campo de atuação que está na intersecção do saber profissional com o saber científico” (Fábio Malini)

SUMÁRIO

DEPOIS DO MONITORAMENTO: Prefácio 7
Fábio Malini
O MERCADO DE INTELIGÊNCIA DE MÍDIAS SOCIAIS 11
Ana Claudia Zandavalle
ANÁLISE DE SENTIMENTO 29
Skrol Salustiano
ANÁLISE DA INFORMAÇÃO 53
Ronaldo Araújo
Dora Steimer
ABORDAGENS DA COLETA DE DADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS 67
Marcelo Alves
SAC E SOCIAL CRM: Os 13 passos para estabelecer conversações 85
Marcelo Salgado
RELACIONAMENTO E MONITORAMENTO 105
Clarissa Motta
GESTÃO DE CRISES EM MÍDIAS SOCIAIS 121
Mariana Oliveira
BRAND AWARENESS E MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS 133
Juliana Freitas
COMUNIDADES ONLINE: Construindo conhecimento sobre o consumidor de forma
ativa, interativa e colaborativa 145
Andrea Hiranaka
ETNOGRAFIA EM MÍDIAS SOCIAIS 163
Débora Zanini
CRIANDO PERSONAS E ILUSTRAÇÕES 187
Tarcízio Silva
Yuri Amaral
MONITORANDO MEMES EM MÍDIAS SOCIAIS 211
Janderson Toth
Viktor Chagas Mendes
ANÁLISE DE REDES EM MÍDIAS SOCIAIS 235
Tarcízio Silva
Max Stabile
INFLUENCIADORES 261
Gabriel Ishida
JORNALISMO DE DADOS NO BRASIL: Tendências e desafios 279
Soraia Lima
CAMPANHAS ELEITORAIS 301
Jaqueline Buckstegge
Max Stabile
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FACILITADORA DA INTELIGÊNCIA DE DADOS
EM AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO 317
Cinara Moura
PARA ONDE VAMOS: Posfácio 337
Rodrigo Helcer
Milton Stiilpen Jr.
BIOGRAFIAS DE NOSSOS AUTORES 357

Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações
Organização: Tarcízio Silva & Max Stabile
Ebook: distribuição gratuita.
ISBN 978-85-93072-01-7 (ebook)
ISBN 978-85-93072-03-1 (impresso)
PDF / EPUB /MOBI
Impresso: R$ 80,00; 368 páginas
A versão impressa, à venda por R$ 80,00, pode ser adquirido no site da editora.

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