Guia de Ferramentas de Pesquisa #Repost

 

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Atualmente muitas ferramentas da web estão disponíveis aos autores, pesquisadores e estudantes. Em um contexto científico, tais ferramentas de pesquisa podem ser utilizadas para buscar informação, comunicar, colaborar, organizar, divulgar e mensurar a produção de pesquisa de forma eficaz.

As ferramentas de pesquisas ajudam na produção de um trabalho científico. Elas tornam as tarefas mais produtivas e menos manuais. Ao automatizá-las você  tornar melhor sua experiência como pesquisador.

A questão é: quanto custam essas ferramentas de pesquisa? A boa notícia é que várias delas são gratuitas, e outras oferecem planos bastante acessíveis e funcionalidades avançadas.

Neste artigo, indicamos a você diversas ferramentas de pesquisa que auxiliam no fluxo de atividades do pesquisador relacionadas à gestão dessas atividades.

Preparação

 

Essa é a fase em que você deve definir o tema que será trabalhado e pensar em como sua pesquisa será colocada para frente! Estas são algumas das ferramentas de pesquisas que auxiliam a definir as prioridades da sua pesquisa e quais as principais ideias:

Além disso, obter financiamentos é fundamental para que sua pesquisa consiga alcançar os resultados que espera, algumas ferramentas que podem ajudar a conseguir esse apoio são:

Descoberta

Existem diversos sites de pesquisa super legais, além das seguintes ferramentas de pesquisas indicadas são:

  • Google Scholar – Sistema de descoberta de artigos e trabalhos científicos gratuito mantido pelo Google, que também fornece métricas de citação.
  • Web of Science – Base de dados multidisciplinar mantida pela Thomson Reuters que apresenta artigos científicos e de revisão, trabalhos de eventos e patentes selecionados, permitindo a pesquisa por documentos e citações, fornecendo métricas para comparar citações de artigos, autores e revistas tais como fator de impacto, índice h, índice de imediaticidade, meia vida, etc.
  • rOpen Sci – Fornece acesso a dados científicos, de texto completo de artigos de revistas a repositórios de dados, incluindo métricas de impacto em tempo real.
  • PLOS– Editora internacional sem fins lucrativos que publica revistas em acesso aberto. https://www.plos.org/,

Sugerimos também sites de pesquisadores, a rede social Twitter, e outras ferramentas de pesquisa, tais como:

Para receber alertas e recomendações

Google Schoolar também é uma ferramenta que irá te ajudar, entenda como usar!

Talvez o ResearchGate seja mais adequado. É uma rede de pesquisa gratuita que permite criar perfil do pesquisador adicionando suas publicações.

O Sparrho é um canal de novidades de pesquisa para manter-se atualizado e descobrir recomendações, mas o  Facebook também pode servir.

Ferramentas de pesquisa para Ler, ver, anotare gerenciar referências

A leitura correta de trabalhos científicos é importantíssima, por isso recomendamos as seguintes ferramentas de pesquisa:

  • EndNote Web – Ferramenta de organização de referências e citações, disponível à comunidade USP por meio da Web of Science
  • Mendeley – Essa ferramenta é um ótimo gerenciador de referências e de arquivos em PDF. Além de ser gratuito, conta com mais recursos que o EndNote. Também funciona como rede de conhecimento e permite armazenar e compartilhar documentos
  • CiteUlike Serviço gratuito de gestão e descoberta de referências.
  • RefWorks –  Ferramenta de gestão de referências e citações mantida pela Proquest por meio da interface Flow.
  • Colwiz – Ferramenta de gestão de referências gratuita
  • Crossref Simple Text Query – Obtenha links persistentes para sua lista de referências ou bibliografia

Análise

 

Para coletar e extrair dados

Para coletar informações e dados existe o Google Forms, disponibilizado gratuitamente pelo Google, além das seguintes ferramentas de pesquisa:

  • Typeform – Cria perguntas e questionários como se fosse uma conversa real, os formulários ficam atraentes e divertidos de serem concluídos.
  • Qualtrics – Com Qualtrics, é possível capturar, analisar e atuar em insights. Os recursos de colaboração facilitam a criação e compartilhamento de uma pesquisa com seus pares.
  • HiveBench – Permite planejar, publicar, rastrear, organiza e encontrar pesquisas a partir de uma única plataforma.
  • Altmetrics – É uma ferramenta de métrica de impacto baseada em citações de artigos e documentos científicos em redes e mídias sociais. Permite acompanhar o impacto externo à academia de influência do trabalho em fontes não científicas como Twitter, Facebook e Blogs.

Analisar dados

Dentre as ferramentas de pesquisa, o clássico Excel é ótimo para análise de dados.

  • GraphPad Prism – Para análise estatística, ele é pago, mas tem 30 dias gratuito e algumas analises gratuitas no site. Mais fácil de usar que os outros programas e ele gera gráficos muito bonitos.
  • SPSS – O é um Software proprietário utilizado para análise estatística que atualmente inclui mineração de dados.
  • Zooniverse – É  uma plataforma colaborativa de pesquisa baseada no esforço voluntário, etc.
  • Uthopia Docs – É uma ferramenta que permite explorar e conectar o conteúdo estático de artigos científicos (PDF) com o mundo dinâmico de conteúdos online. Trabalhando em estreita colaboração com editoras como a Springer, revistas de acesso aberto como eLife e repositórios como PMC, a ferramenta permite que os leitores acessem diretamente os artigos citados (quando disponíveis)

Escrita de pesquisas científicas

Existem algumas regras para a ordem de autores na hora de escrever seu trabalho! Além disso, é importante saber os diferentes tipos de pesquisa e os diferentes gêneros existentes na hora de escrever. Caso você esteja escrevendo um artigo científico, vai gostar destas dicas.

Ferramentas para produzir visualmente dados, gráficos e informações

Mind the Graph – Ferramenta criada por brasileiros que transforma cientistas em designers.  Oferece diversas combinação de templates, gráficos e ilustrações com foco em pesquisa. Utilizada por pesquisadores de Harvard, University of London, UCLA, McGill e Stanford.

Canva – Com essa ferramenta é possível criar belos designs e gráficos profissionais.  É um software gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Ele oferece centenas de modelos profissionais que você pode ajustar para atender às suas necessidades. Você também encontra diversos templates de pôsteres de congressos

Com o Canva, por exemplo, é possível criar, de forma simples e gratuita, apresentaçõesgráficosinfográficosbannersmapas mentais etc.

Também reunimos essas 6 ferramentas que podem te ajudar:

Ferramentas para escrever, revisar, detectar plágio e aprimorar redação

Entre as ferramentas de pesquisa, muitos optam por utilizar o GoogleDocs, que está dentro do pacote de aplicativos do Google que funciona totalmente online diretamente no browser.

Muitos pesquisadores também utilizam o MS Word, porém caso você queira variar, indicamos as seguintes ferramentas:

  • Authorea é um editor colaborativo gratuito de pesquisas. Permite gerir, compartilhar e revisar documentos.
  • A Overleaf é uma ferramenta que permite escrever e publicar de modo compartilhado: criar, editar e publicar sua pesquisa.
  • A SNIP (Source Normalized Impact per Paper) é uma ferramenta de pesquisa que mensura impacto contextualizado de citação com base no número total de citações em um campo de estudos, permitindo ao pesquisador selecionar periódicos de diferentes áreas temáticas com base em fator de impacto normalizado.

Além disso para citar, você pode usar as seguintes ferramentas: Citation Style Zotero, CitationStyles, Fore-Cite, Crossref DOI Citation formatter, Amber,Perma.cc, WebCite, etc

Ferramentas para a Publicação de pesquisas

 

Para a publicação em si

  • Eigenfactor – Provê uma interface de análise de métricas de publicação científica.
  • Peerage of Science – Serviço gratuito de revisão por pares e publicação.
  • Winnower – – Plataforma de publicação científica em acesso aberto que permite submissão de artigos, revisão por pares, alterações, arquivamento e análise por meio de métricas.

Para compartilhar suas publicações

ArXiv é um repositório de documentos científicos em acesso aberto criado em 1991. Permite depósito de artigos e trabalhos que ficam disponíveis em texto completo.

Você também pode utilizar o Linkedin ou compartilhar via e-mail.

Outra ferramenta para pesquisadores é o Figshare, se trata de um repositório online que permite armazenar, compartilhar, buscar e gerenciar sua pesquisa na nuvem, controlando seu compartilhamento e disponibilidade de dados ao público.

Como selecionar a revista para submeter o trabalho científico?

Scopus é uma base de dados multidisciplinar mantida pela Elsevier com características semelhantes à Web of Science, que apresenta artigos científicos e de revisão, trabalhos de eventos, patentes e websites selecionados, permitindo pesquisar documentos e citações, e oferecendo métricas como o SJR (SCImago Journal Rank), IPP (Impact per Publication), SNIP (Source Normalized Impact per Paper), índices que permitem comparar artigos, revistas e autores.

Journal Impact Factor – JCR é uma ferramenta analítica que permite analisar e ranquear as revistas científicas de acordo com índice de citações, fator de impacto, imediaticidade, meia vida, entre outras métricas analíticas, com base em dados da Web of Science. Atualmente apresenta seus resultados por meio do InCites

Divulgação e valorização

 

Kudos é um serviço gratuito que auxilia na visibilidade das pesquisas, permitindo que o trabalho seja encontrado, lido e citado.

Outras ferramentas de pesquisa são: Before Abstract, Story Collider, Three Minutes Thesis.

Porém você também pode submeter seu trabalho para eventos científicos! Essa é uma ótima maneira de divulgar e apresentar seu trabalho para a comunidade científica.

Avaliação

 

Comentar resultados de pesquisas

Revisar por Pares (Peer Review)

Mensurar o Impacto

Avaliar pesquisadores, fontes e dados

Ferramentas para se conectar com pesquisadores

 

  • O ORCID é um Identificador digital gratuito persistente e único para pesquisador, que permite desambiguar autoria e fornece maior visibilidade à produção científica.
  • O ResearcherID é um identificador que também é único para pesquisadores mantido pela Thomson Reuters que distingue um pesquisador de outro e permite agregar suas publicações mediante cadastro prévio.
  • Nature é um grupo editorial internacional dedicado à publicação de artigos científicos que revelam tendências e novidades científicas.
  • Publons é um site e serviço gratuito para pesquisadores lançado em 2012 que tem como objetivo registrar, compartilhar, discutir e receber crédito por revisão por pares de publicações acadêmicas.
  • Pubpeer é uma comunidade online para discussão aberta de resultados de pesquisa que visa melhorar a qualidade da pesquisa.

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