Video abstract na divulgação científica

Ando tateando no campo do digital science marketing cada vez mais interessado no seu potencial para a divulgação científica e sua contribuição para se pensar a aplicação de métricas e indicadores de visibilidade e impacto de produtos da ciência quando circulam na web social.

Nesse tempo que venho pesquisando já tive oportunidade de publicar ou contribuir em publicações sobre a Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores, o Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos,  a Comunicação científica e atenção online, o Marketing digital em portais de periódicos científicos, a Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais, dentre outras.

Além dessas publicações tenho ficado sempre alerta sobre boas práticas de divulgação científica por meio o uso de recursos interacionais da web seja por universidades, institutos de pesquisa, cientistas, pesquisadores, editores e grandes publishers, vivendo praticamente como um science stalker não deixando passar nada dessas threads entre “ciência e mídias sociais”.

Nas stalkeadas da semana passada vi um tweet da  dizendo que seus artigos divulgados com resumos de vídeos têm métricas alternativas de atenção online 106% maiores que artigos sem vídeos.

Como publiquei recentemente sobre marketing científico digital e métricas de mídias sociais analisando indicadores-chave de desempenho de periódicos em suas páginas no Facebook, um espécie de Social media fator impact para as revistas, eu resolvi fazer um resumo em vídeo para divulgar o artigo. Bom, não está nada profissional, mas acho que esse tipo de recurso tem potencial sim para aumentar a visibilidade de publicações científicas e resultados de pesquisa.

 

Deixo a referência completa do texto aqui:

ARAUJO, R. F.. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Informação & Sociedade, v. 28, p. 7-22, 2018. URL: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/22063
PDF: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/22063/pdf DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n1.22063

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s