Grupo de pesquisa

Identificação: O Lab-iMetrics tem como objetivo desenvolver pesquisas teórico-metodológicas no campo dos estudos métricos da informação na web no que tange aos processos de coleta, análise e visualização de informações em ambientes digitais. Congrega estudos informétricos, cibermétricos, webométricos, webmétricos e altmétricos para análise da informação em ciência, tecnologia e sociedade com vistas a compreensão da configuração de seus atores, ações e dispositivos informacionais.
Linhas de pesquisa:
  1. Ciência 2.0 e os aportes da altmetria: o impacto social da informação científica em ambientes digitais; métodos quantitativos e qualitativos de correlação entre a altmetria e outras métricas tradicionais da ciência (bibliometria e cientometria); presença online depesquisadores, instituições e produtos da ciência: visibilidade, influência e engajamento; marketing científico digital.
  2. Cibermetria e a mediação da informação na web: estudos métricos da apropriação social dos dispositivos informacionais na web (blogometrics, wikimetrics, tagometrics); contribuições teórico metodológicas para a análise da conversação mediada por computador; métricas de mídias sociais; memória coletiva na web e métricas de etiquetagem social; estudos netnográficos; ciberativismo; análise e categorização de conteúdo em ambientes digitais.
Equipe:
(Pesquisadores)
  • Ronaldo Ferreira de Araujo (UFAL) – Líder
  • Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade (UFAL)
  • Gustavo Miranda Caran (IBICT/UFRJ)
(Técnicos)
  • Bruno Felipe de Melo Silva (BC/UFAL)
  • Leonardo Gonçalves Henriques (PWS – Pargon Web Solutions)
  • Tiago Rodrigo Marçal Murakami (SiBi/USP)

(Estudantes)

  • Ellen Cristina da Silva – Biblioteconomia (UFAL)
Anúncios