Os blogs (de BCI) morreram? #ScienceBlogsbr10anosi

ScienceBlogsPOST.jpg_largeO pessoal do ScienceBlogs Brasil, a maior rede de blogs de ciência em português, completa agora em agosto 10 anos de existência! E para comemorar a data eles decidiram fazer uma blogagem coletiva convidando quem quiser para publicar textos no blog deles, o Tubo de Ensaios. A ideia é que a blogagem coletiva funcione com 4 semanas de publicações, cada uma com um tema diferente:

1ª semana – Blogs morreram? (entrega até 06/07, publicações a partir de 09/07);
2ª semana – Ciência e política (entrega até 13/07, publicações a partir de 16/07);
3ª semana – Fazer ciência, minha vida de cientista (entrega até 20/07, publicações a partir de 23/07);
4ª semana – Tema livre (entrega até 27/07, publicações a partir de 30/07)

Atrasado como sempre não consegui mandar nada no prazo, mas desde que vi o tema da primeira semana que não paro de perguntar: onde estão os Blogs de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI)? Eles morreram?

Para quem por um acaso, já duvidou da vida ativa e rica desses blogs e seu papel na comunidade acadêmica e profissional da área, lembro aqui do artigo “Biblioteconomia conectada: análise da biblioblogosfera brasileira” publicado em 2013 na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, na época, por meio de uma pesquisa exploratória de abordagem cibermétrica nós analisamos a blogosfera composta por blogs de biblioteconomia do Brasil que foi mapeada no período setembro de 2011 a abril de 2012.

Foram mapeados e analisados 100 blogs quanto ao gênero e tipificação, plataforma de hospedagem, recursos de compartilhamento, interatividade e abordagem temática. Vimos uma predominância de blogueiras e de blogs de cunho mais individual e profissional, sendo mais informativos do que reflexivos.

Os termos mais postados no conjunto de postagens analisadas (n=300) era “biblioteca”, “informação” e “livro” e os assuntos e temas mais publicados versão sobre “formação profissional e mercado de trabalho” (Araujo & Teixeira, 2013).

Com a força que ganhou redes sociais como o Facebook tenho notado quase o desaparecimento dos blogs da nossa área. Mas confesso continuar acreditando na força dos blogs e achando que páginas ou perfis em ou mídias somam, mas não os substituem de forma alguma. Haja vista as contantes mudanças nos algorítimos e redução cada vez mais drástica no alcance orgânico de publicações que rolam por lá.

A maior curiosidade da minha vida nesse momento que fica é: ainda existem blogs de BCI ativos? Sejam de professores, profissionais, bibliotecas, revistas científicas, associações, grupos de pesquisa ou outros… Particularmente, lembro aqui de poucos blogs ativos que pelo menos de 3 meses para cá vi alguma postagem (Se você tem ou conhece algum outro deixa o nome dele com link nos comentários vai, nunca te pedi nada, rs):

Bibliotecários Sem Fronteiras (BSF): Blog coletivo

De Olho na CI: Blog da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia

INFOhome: mantido pelo Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Junior (UNESP)

Mundo Blibliotecário: Blog mantido pelo Bibliotecário Eduardo Graziosi Silva (USP).

CRB6: Blog do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região

Webometria, cibermetria, altmetria: Blog do Prof. Dr. Fábio Castro Gouveia

Fontes: Blog da Profª. Drª. Célia Dias (UFMG)

Santa Biblioteconomia: Blog da Bibliotecária Thalita Gama

Estante de Bibliotecária: Blog da Bibliotecária Izabel Lima

Inforbiblio: Blog da Bibliotecária Rose Marques

ARAUJO, R. F.; TEIXEIRA, J.C. S. Biblioteconomia conectada: análise da biblioblogosfera brasileira. Revista ACB, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 949-978, out. 2013. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/924>. Acesso em: 12 jul. 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s